Prolongando a vida útil de seus eletrônicos

É preciso tomar alguns cuidados para evitar que seus eletrônicos morram antes de sua vida útil expirar. Com um pouco de jeito, seu celular, notebook, televisor e toca-MP3 ficam como novos mesmo depois de dois ou três anos de uso – e alguns acidentes nas costas.
Os problemas surgem com o tempo de qualquer maneira, mas, para fazer o eletrônico durar mais, a principal dica é evitar acidentes e condições extremas de uso, como exposição a calor, sol e água, incluindo aí o vapor do chuveiro. Além disso, é preciso manter o aparelho sempre limpo, seja de poeira ou restos de comida, como no teclados de computadores.
Telas

As telas de monitores e TVs são as mais suscetíveis a juntar sujeira. E o acúmulo de poeira pode gerar manchas irreparáveis. Nos monitores e TVs com tela de cristal líquido (LCD), o plástico pode ser até corroído com a formação de fungos.
Por isso é importante mantê-las limpas, porém, com cuidado. Use apenas um pano macio e seco. Não utilize – em nenhuma circunstância – produtos químicos. Eles podem danificar o aparelho. Também não é recomendado utilizar panos úmidos. A água, por menor que seja a quantidade, pode escorrer nos circuitos e provocar uma descarga de energia.

Equipamentos eletrônicos também gostam de ar fresco

Em casa, você precisa deixar seus aparelhos eletroeletrônicos ventilados. Isso garante o pleno funcionamento deles e evita o aparecimento de defeitos técnicos.
Televisores, aparelhos de DVD, videocassete, videogames, computadores e até o conversor da TV cabo devem ficar em locais arejados. Procure não colocá-los dentro de estantes e racks fechados, nos quais não há circulação de ar, e evita que a saída de ar dos equipamentos fique tampada.
A preocupação é maior ainda se você tiver um computador com uma placa de vídeo potente. Quando elas esquentam além da conta, podem causar mal funcionamento do computador e até o travamento completo.
Ao utilizar um notebook, também evite tampar a saída de ar, por exemplo, ao usar o equipamento na cama – ou em qualquer superfície não rígida, sem ventilação por baixo e nas laterais. Lençol, edredom ou cobertor cobrem as saídas de ar.
Assistência

Mesmo com todo o cuidado, defeitos acabam aparecendo. Além de procurar a assistência técnica especializada, confira a garantia do aparelho. Dependendo do fabricante, quando o aparelho está na garantia, é necessário levá-lo a um técnico autorizado.
Vale a pena consertar o equipamento em caso de defeitos pontuais, como componentes simples que podem ser trocados com facilidade.

Quebrou de vez? Não jogue fora

Na hora de aposentar um eletrônico, não custa avisar. Aparelhos antigos como computadores, celulares, televisores, DVDs, monitores, etc. nunca devem ser jogados no lixo comum.
Ainda que sejam levados para aterros sanitários, os componentes desses equipamentos contêm metais que podem contaminar o solo e chegar a aquíferos e rios. Além disso, pessoas que manejam o lixo podem sofrer acidentes graves se forem expostas aos químicos presentes nos aparelhos.
Os maiores fabricantes de eletrônicos têm programas para receber equipamentos usados e destiná-los a empresas especializadas na reciclagem desse tipo de produto. Se você tiver de descartar um computador, outra forma é destiná-lo a organizações não-governamentais, que fazem uma reforma e reutilizam esses produtos. O Comitê pela Democratização da Informática (CDI) é a principal ONG do tipo, que tem escritórios por todo o País.
Revender o equipamento quebrado para lojas de informática, empresas de reciclagem desconhecidas ou até mesmo ferros-velhos não são opções ambientalmente seguras. Existe o risco de a empresa reciclar apenas as peças úteis e jogar as partes que não dão lucro no lixo comum.
Perguntas & Respostas

Um acidente simples pode ser resolvido com alguns cuidados. Agora, se o dano ao equipamento for extremo, a única forma é procurar a assistência técnica e checar a possibilidade de conserto.
Meu celular / câmera digital / filmadora molhou. E agora?

Desligue-o imediatamente e retire a bateria. Deixe sair toda a água. Enxugue-o com um pano macio e deixe secar na sombra por 48 horas. Antes de religar, veja se ainda há gotículas no visor do aparelho. Se estiver seco, ligue-o. No caso das câmeras, se houver gotículas permanentes na lente, procure um técnico, que pode desmontar o aparelho e limpar a parte interna.

Meu notebook / celular caiu no chão. Já era?

Depende de como ele caiu. Se o aparelho cair de quina, pode comprometer o gabinete e até a placa interna. Nunca ligue o aparelho se o gabinete estiver desencaixado, pois pode haver curto-circuito e a bateria pode inclusive explodir.
E o que faço se a TV de plasma ou LCD ou o monitor do computador for parar no chão?
Retire o aparelho da tomada e verifique os danos. As telas de LCD são mais frágeis e podem trincar com o impacto. Se isso acontecer, provavelmente não terá conserto. Já as de plasma são mais resistentes, mas isso não quer dizer que sejam indestrutíveis. Se a tela estiver íntegra, ligue a TV e escute se há algum ruído anormal. Se houver, desligue-a imediatamente, pois algum componente vital pode ter sido danificado e apenas um técnico certificado poderá repará-lo.

Meu videogame está chiando. Fritou?

Isso acontece por causa da posição de trabalho. Em vez de usá-lo na vertical, prefira a posição horizontal e o apóie em uma superfície rígida e de preferência maciça, como uma mesa grossa. Se o barulho persistir, o defeito pode ser na unidade de leitura de discos.

O iPod tomou um tombo. Perdi?

Só se ele for do tipo que usa disco rígido. Modelos de memória flash, os menores, aguentam bem pequenos acidentes de percurso. O mesmo vale para outros modelos de toca-MP3.

E se o HD externo cair da mesa?

Se ele estiver em funcionamento, a chance de dano fatal é enorme. Mas se a queda acontecer com ele desligado, pode ter sido apenas um susto. Ligue-o para ver se faz um barulho anormal. Se fizer, copie imediatamente os dados para outro HD, pois ele poderá dar grandes problemas logo.

Fonte: www.mreletronica.com.br